O que é o MEES
O projeto Mapa Estratégico da Educação Superior (MEES), fundamentado em um sistema de gestão integrado, constitui-se em uma proposta metodológica para a operacionalização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em Instituições de Educação Superior.
O MEES é financiado pelo edital Pró-Administração da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O MEES é a representação gráfica do Sistema de Gestão Integrado. Tem o propósito de criar a consciência estratégica, avaliação e acompanhamento da estratégia de longo prazo. Deve atuar como uma agenda de sustentabilidade, continuidade e responsabilidade social das políticas e estratégias para a administração da Educação Superior, conforme mostra a figura a seguir.
O MEES busca, de forma dual e complementar, integrar a missão institucional aos desejos e necessidades da comunidade acadêmica e sociedade.
Sob este prisma as Instituições de Educação Superior (IES) são sistemas organizacionais que se constituem da inteligencia racional (planos, metas) e três inteligencias que integram a dimensão humana (inteligência emocional, motivacional (atitudes reativas ou pró-ativas), e inteligência cognitiva (conhecimento).
O PDI sob os pressupostos teóricos da abordagem quântica é concebido como um sistema, composto de dois subsistemas duais e complementares.
– O subsistema de medição do desempenho agrega a inteligência racional do sistema (planos, objetivos, indicadores, metas tangíveis e iniciativas).
– O subsistema de observação dos padrões comportamentais integra, de forma complementar, as inteligências emocional, cognitiva e movivacional – emoções, conhecimento e atitudes pró-ativas e reativas, respectivamente.